• Previsão aponta temperaturas próximas de 30ºC em Assis até domingo
  • Maus-tratos a crianças: DDM de Assis age após denúncia e efetua prisão
  • Conheça os municípios eleitos como os melhores destinos turísticos de São Paulo em 2026
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 11:29h • 01 de junho de 2025

Brasil segue rumo à transição energética

Com matriz elétrica ultrapassando 88,2% de renovabilidade, país reforça compromisso com segurança energética, inclusão social e economia de baixo carbono

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Gov | Foto: Arquivo Âncora1

Entre 2024 e 2025, o Ministério de Minas e Energia (MME) liderou avanços que consolidam o Brasil como uma potência em energia renováveis, com marcos como a expansão recorde da geração solar e eólica e a consolidação de políticas para o hidrogênio de baixo carbono.
Entre 2024 e 2025, o Ministério de Minas e Energia (MME) liderou avanços que consolidam o Brasil como uma potência em energia renováveis, com marcos como a expansão recorde da geração solar e eólica e a consolidação de políticas para o hidrogênio de baixo carbono.

Já imaginou passar um dia inteiro sem acesso à energia elétrica? Ela que faz parte do dia a dia do cidadão comum, que ilumina as ruas, as escolas, os hospitais, as casas, o comércio, além de ser utilizada para diversas outras atividades. A energia desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento social e econômico.

Pensando em conscientizar a população sobre a importância da energia elétrica, na última quarta-feira (29/05), foi celebrado o Dia Mundial da Energia. A data busca, ainda, incentivar o uso de fontes renováveis, a fim de garantir um futuro mais sustentável para as gerações futuras.

Entre 2024 e 2025, o Ministério de Minas e Energia (MME) liderou avanços que consolidam o Brasil como uma potência em energia renováveis, com marcos como a expansão recorde da geração solar e eólica e a consolidação de políticas para o hidrogênio de baixo carbono. A matriz elétrica brasileira atingiu a marca de 88,2% de renovabilidade, com destaque para evolução da participação da geração eólica e a solar fotovoltaica, que juntas alcançaram 24% da geração total de eletricidade.

“O Brasil está dando um salto para um futuro mais sustentável. Estamos preparando o país para liderar a nova economia verde, gerando empregos, atraindo investimentos e garantindo a segurança energética com responsabilidade ambiental”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

De acordo com o Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional 2025 (ano base 2024), a matriz energética atingiu, no ano passado, o patamar de 50% de renovabilidade, principalmente pela manutenção da oferta de energia hidráulica e biomassa da cana, além do crescimento de fontes como licor preto, biodiesel, eólica e solar fotovoltaica.

O MME também avançou na modernização do setor com programas que visam a universalização do acesso à energia elétrica em regiões remotas da Amazônia Legal, como o Luz para Todos e Energias da Amazônia, que tem aumentado a geração de energia limpa, renovável e interligações nos sistemas isolados da região. Além disso, a Pasta divulgou, em maio de 2025, a Medida Provisória da Reforma do Setor Elétrico, que cria a Nova Tarifa Social de Energia Elétrica, e deve beneficiar mais de 60 milhões de brasileiras e brasileiros.

No Dia Mundial da Energia, o MME reafirma seu papel de liderança global em energia limpa e renova o compromisso de avançar com responsabilidade e inovação na construção de um futuro energético sustentável.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 10:47h • 23 de janeiro de 2026

Produtos locais e cultura marcam a Feira do Produtor Rural em Pedrinhas Paulista

Evento acontece nesta sexta-feira, 23 de janeiro, na Arena Coliseu, reunindo produtores rurais, gastronomia artesanal e apresentação musical aberta ao público

Descrição da imagem

Saúde • 10:01h • 23 de janeiro de 2026

Estado reforça importância da vacinação dos alunos antes do início das aulas

Período é propício para transmissão de doenças pelo aumento da circulação de viroses e retorno da convivência em ambientes fechados. São 11 vacinas para crianças e adolescentes, todas gratuitas pelo SUS

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 09:22h • 23 de janeiro de 2026

Governo recomenda que X impeça geração de conteúdos indevidos por meio do Grok

Assistente de IA integrado à plataforma tem sido utilizado por usuários para produzir conteúdos sintéticos de caráter sexualizado. Ação busca apurar e enfrentar violação de direitos de mulheres, crianças e adolescentes pelo uso abusivo da ferramenta

Descrição da imagem

Saúde • 09:01h • 23 de janeiro de 2026

Anvisa aprova genérico do Dexilant para tratamento do refluxo

Medicamento pode ser prescrito para adultos e adolescentes

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 08:48h • 23 de janeiro de 2026

Da roça à cidade, Vila Agro movimenta Assis com feira e show ao vivo nesta sexta

Evento reúne produtores locais, gastronomia artesanal e show ao vivo no espaço da Ceagesp

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 08:23h • 23 de janeiro de 2026

Centro TEA Paulista amplia operação e passa a ter atendimento 24 horas

Serviço que passa a funcionar 24h e aos finais de semana e feriados permite acolhimento remoto e acessível em todo o estado de SP

Descrição da imagem

Cidades • 08:03h • 23 de janeiro de 2026

IPTU 2026 já está disponível para consulta e impressão no site da Prefeitura de Cândido Mota

Contribuintes podem acessar os carnês de forma online; entrega física nas residências será feita nos próximos dias

Descrição da imagem

Variedades • 07:21h • 23 de janeiro de 2026

Previsão aponta temperaturas próximas de 30ºC em Assis até domingo

Sexta, sábado e domingo terão temperaturas em elevação gradual, predomínio de nuvens e ventos fracos a moderados

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar