• Polícia Civil recupera fios de cobre e pertences furtados durante a madrugada em Assis
  • Meditação infantil ajuda crianças a controlar emoções e reduzir ansiedade
  • Quando chamar o SAMU 192? Consórcio CIVAP reforça orientações na região de Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 14:46h • 27 de março de 2025

Brasil registra 1.450 feminicídios em 2024, 12 a mais que ano anterior

Somados a outros tipos de morte feminina, o número caiu

Agência Brasil | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Ainda sobre formas de violência contra as mulheres, o relatório anual mostra que o Brasil registrou o equivalente a 196 estupros por dia, em 2024, o que totalizou 71.892 casos de estupro de mulheres em todo o ano passado.
Ainda sobre formas de violência contra as mulheres, o relatório anual mostra que o Brasil registrou o equivalente a 196 estupros por dia, em 2024, o que totalizou 71.892 casos de estupro de mulheres em todo o ano passado.

Dados do Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam) 2025, lançado pelo Ministério das Mulheres, na terça-feira (25), em Brasília, apontam que, em 2024, foram registrados 1.450 feminicídios e 2.485 homicídios dolosos (com a intenção de matar) de mulheres e lesões corporais seguidas de morte.

Os registros representam uma diminuição de 5,07% em todos os casos de violência letal contra as mulheres, em relação aos registros de 2023, quando foram contabilizados 1.438 casos de feminicídio e outros 2.707 casos de homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte de mulheres.

Ainda sobre formas de violência contra as mulheres, o relatório anual mostra que o Brasil registrou o equivalente a 196 estupros por dia, em 2024, o que totalizou 71.892 casos de estupro de mulheres em todo o ano passado. Apesar do alto número de registros, houve uma queda de 1,44% em relação ao ano de 2023.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, explica que a queda nos números da violência de gênero é reflexo dos esforços das políticas públicas, da mobilização nacional pelo feminicídio zero, de debates nacionais e da mudança de comportamento sobre a hora de intervir nos casos de violência.

“Isso significa que alguém está intervindo antes que o fato aconteça, que alguém está tomando uma iniciativa. É disso que nós precisamos: de uma sociedade que não se cale, que não diga que isso é só responsabilidade do Estado. Prioritariamente, é do Estado, mas é de toda a sociedade o papel de intervir, de ligar, de orientar e de falar sobre.”

Segundo os registros do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde (Sinan/MS), nos casos de violência contra mulheres adultas (20 a 59 anos), 60,4% foram contra mulheres pretas e pardas, enquanto 37,5% contra mulheres brancas. De acordo com o Ministério das Mulheres, os dados evidenciam a sobreposição de vulnerabilidades para mulheres negras.

Em 76,6% dos registros de violências domésticas, sexual e/ou outras violências contra mulheres, o agressor é do sexo masculino. E a residência é um local de maior risco para as mulheres, porque é onde ocorrem 71,6% das notificações, como registrou o Sinam/MS, em 2023.

Durante a divulgação do relatório Raseam 2025, a ministra Cida Gonçalves enfatizou que o enfrentamento à violência contra mulheres, crianças e adolescentes passa pelo fortalecimento das políticas públicas.

 “Agora, o desafio é como manter o processo de diminuição [da violência]. Isso não significa que é para a gente se aquietar. Mas, significa que o que nós fazemos, com um pouco de recurso que nós temos, nós temos dado mensagens e obtido resultados”, diz Cida Gonçalves.

Raseam 2025

Os dados de violência de gênero do Relatório Anual Socioeconômico da Mulher 2025 compõem um dos sete eixos temáticos do documento: o de enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres.

Os demais eixos são: estrutura demográfica; autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho; educação; saúde integral, direitos sexuais e direitos reprodutivos; mulheres em espaços de poder e decisão; e mulheres no esporte.

Ao todo, o documento reúne 328 indicadores de diversas bases de dados oficiais do governo brasileiro produzidos a partir de 2022, referentes ao perfil demográfico e socioeconômico das brasileiras. Em 2023, eram 270 indicadores analisados.

Entre os principais destaques socioeconômicos do relatório estão que as mulheres são maioria entre as pessoas responsáveis pelos domicílios brasileiros; as mulheres ganhavam, em média, o equivalente a 79,3% do rendimento dos homens em estabelecimentos formais com 100 ou mais empregados; e as mulheres tiveram maior sucesso nas eleições de 2024 do que em 2020. Do total de candidatas a prefeita, 30,6% se elegeram.

A ministra das Mulhere destaca que o Raseam 2025 ajudará a subsidiar a elaboração e implementação de políticas públicas, pesquisas e estudos de diferentes naturezas. “O relatório vai nos ajudar a fazer o grande debate que nós precisamos nesse país. Nós queremos o feminicídio zero, mas nós queremos feminicídio zero com democracia com as mulheres e com igualdade, onde as mulheres, de fato, sejam iguais [aos homens] neste país."

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 20:10h • 19 de agosto de 2025

Bebê nasce de embrião congelado há mais de 30 anos e levanta debate sobre ciência da fertilidade

Caso nos Estados Unidos mostra como a técnica de congelamento permite preservar a chance de gestação por décadas

Descrição da imagem

Policial • 19:31h • 19 de agosto de 2025

Polícia Civil recupera fios de cobre e pertences furtados durante a madrugada em Assis

Dois homens foram presos em flagrante nesta terça-feira após furtarem veículo e residência; bens foram devolvidos às vítimas

Descrição da imagem

Variedades • 19:28h • 19 de agosto de 2025

Procedimentos discretos e modernos impulsionam crescimento da cirurgia plástica masculina

Fenômeno cultural reflete mudança de comportamento e consolida país como líder mundial em estética masculina

Descrição da imagem

Saúde • 18:33h • 19 de agosto de 2025

Meditação infantil ajuda crianças a controlar emoções e reduzir ansiedade

Técnica lúdica estimula respiração, foco e inteligência emocional desde cedo

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 17:32h • 19 de agosto de 2025

Escola da Inclusão de SP lança a ‘Videoteca da Inclusão’

Iniciativa amplia o acesso ao conhecimento e traz como primeira coleção de vídeos o debate sobre Moda Inclusiva: Design para Todos

Descrição da imagem

Cidades • 17:11h • 19 de agosto de 2025

Quando chamar o SAMU 192? Consórcio CIVAP reforça orientações na região de Assis

Veja orientações para situações de urgência. Serviço atende 11 municípios e alerta população para situações em que o socorro deve ser acionado imediatamente

Descrição da imagem

Cidades • 16:43h • 19 de agosto de 2025

Curso gratuito de Gestão de E-commerce abre inscrições em Tarumã

Capacitação será realizada entre os dias 25 e 29 de agosto, no Centro de Formação Profissional da cidade

Descrição da imagem

Educação • 16:06h • 19 de agosto de 2025

Cinco perguntas que ajudam crianças a falar mais sobre a escola

Diretora explica como substituir questões genéricas por perguntas criativas pode fortalecer o vínculo e estimular a comunicação

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?