• A era do "tô bem, mas nem tanto": quando o sorriso esconde sinais de depressão
  • Palmital recebe Rock Caramujo 2025 com dois dias de shows nacionais e tributos
  • Turismo em SP: primavera será mais movimentada para 86% dos municípios
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 15:22h • 06 de maio de 2024

Brasil recebe primeiro lote de vacinas atualizadas contra variantes da Covid-19

Imunizantes já estão sendo distribuídos pelo SUS para reforçar a proteção contra novas variantes do vírus

Da Redação | Com informações do Ministério da Saúde | Divulgação: Internet

 As vacinas, antes de serem distribuídas para todo o país, passarão por uma rigorosa análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS)
As vacinas, antes de serem distribuídas para todo o país, passarão por uma rigorosa análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS)

O Brasil deu um passo importante na luta contínua contra a Covid-19 com a chegada do primeiro lote de vacinas atualizadas contra variantes do vírus.

O lote, contendo 12,5 milhões de doses, desembarcou nesta quinta-feira (2) no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 7h20. Uma segunda remessa está programada para chegar até o final do dia, marcando um reforço significativo no arsenal do país contra a pandemia.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, comentou sobre a importância da vacinação contínua. “Graças à vacinação, conseguimos superar os momentos graves da pandemia e agora precisamos cuidar da proteção frente a um problema de saúde pública que continuará a merecer atenção,” afirmou.

Após a aprovação da Anvisa em dezembro de 2023, o Ministério da Saúde agiu rapidamente para adquirir as doses necessárias para abastecer o Sistema Único de Saúde (SUS). As vacinas, antes de serem distribuídas para todo o país, passarão por uma rigorosa análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) para garantir sua eficácia, segurança e qualidade.

O público-alvo desta nova fase de vacinação inclui pessoas com 60 anos ou mais, residentes e trabalhadores de instituições de longa permanência, pessoas imunocomprometidas, indígenas vivendo em terras indígenas e ribeirinhos.

Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, reforça a importância da vacinação. “A Covid-19 ainda é uma doença de preocupação e causa mortes e casos no Brasil, mesmo que em patamares menores comparado ao pico da pandemia. Por isso, é fundamental que toda a população, especialmente os grupos prioritários, busque o imunizante,” disse.

Desde o início de 2024, a vacinação contra a Covid-19 para crianças de seis meses a menos de cinco anos foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação. O Ministério da Saúde recomenda uma dose anual ou semestral para grupos prioritários acima de cinco anos e maior risco de desenvolver formas graves da doença. Para as crianças, o esquema de três doses começa aos seis meses, com a segunda dose aos sete meses e a terceira aos nove meses.

Além das vacinas, o antiviral nirmatrelvir/ritonavir também está disponível em toda a rede do SUS para tratamento da infecção pelo vírus em pessoas com mais de 65 anos e pacientes imunossuprimidos com mais de 18 anos, logo que os sintomas apareçam e haja confirmação de teste positivo.

Este conjunto de medidas reafirma o compromisso do governo brasileiro em proteger sua população, mantendo-a segura e saudável diante dos desafios contínuos impostos pela Covid-19.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 17:49h • 14 de setembro de 2025

A era do "tô bem, mas nem tanto": quando o sorriso esconde sinais de depressão

Psicóloga alerta para os riscos da “depressão sorridente” e reforça a importância do acolhimento sem julgamentos

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:44h • 14 de setembro de 2025

Palmital recebe Rock Caramujo 2025 com dois dias de shows nacionais e tributos

Evento acontece no último final de semana de setembro e terá apresentações de Detonautas, Nando Reis e bandas covers de grandes clássicos

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:17h • 14 de setembro de 2025

Turismo em SP: primavera será mais movimentada para 86% dos municípios

Ocupação dos meios de hospedagem está estimada em 62,5%, já antecipando a temporada de verão

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:44h • 14 de setembro de 2025

Estudo mostra que cidades com mais áreas verdes têm menos internações por doenças respiratórias

Pesquisa da PUCPR analisou quase todos os municípios do Paraná e identificou que praças, parques e áreas arborizadas ajudam a reduzir casos de internações ligadas a problemas respiratórios. O estudo também relaciona pobreza a maior incidência dessas doenças

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:06h • 14 de setembro de 2025

Faltam 3 meses: Cruzália anuncia 4ª edição da Cavalgada para dezembro

Evento acontece no dia 14 de dezembro e promete reunir famílias, amigos e amantes da cultura tropeira

Descrição da imagem

Mundo • 14:56h • 14 de setembro de 2025

Acidentes com cargas perigosas crescem 21% e Entrevias emite alerta

Concessionária reforça orientações a motoristas diante do aumento nos acidentes com produtos químicos no trecho sob sua gestão

Descrição da imagem

Saúde • 14:24h • 14 de setembro de 2025

Depressão sazonal: especialistas explicam efeito da falta de luz solar

O Transtorno Afetivo Sazonal é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um transtorno depressivo, mais frequente no outono e no inverno, e com maior incidência em pessoas que vivem em regiões mais distantes da linha do Equador, onde os dias de inverno são mais curtos e há menos exposição ao sol

Descrição da imagem

Economia • 13:35h • 14 de setembro de 2025

Queda no preço dos alimentos vai permanecer, diz ministro

Paulo Teixeira, do Desenvolvimento agrário, falou à Voz do Brasil

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?