Educação • 13:12h • 01 de setembro de 2025
Brasil recebe Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica em setembro
Competição reúne jovens de 14 países em Barra do Piraí (RJ) e reforça protagonismo brasileiro na educação científica
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Assessoria | Foto: Divulgação
Entre os dias 1º e 7 de setembro, o Brasil será palco da 17ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), que acontece em Barra do Piraí (RJ). O evento reunirá estudantes do ensino médio de 14 países, incluindo Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Brasil.
Como país anfitrião, o Brasil terá duas equipes competindo, totalizando dez jovens selecionados em diferentes estados. Eles foram preparados com treinamentos intensivos, envolvendo aulas práticas e teóricas sobre cartas celestes, análise de dados astronômicos, observação do céu e experimentos com telescópios e planetários. A competição inclui ainda provas teóricas e práticas, além da tradicional construção e lançamento de foguetes de garrafa pet.
Segundo o Prof. Dr. João Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), o objetivo da OLAA vai além da disputa. “É um momento de troca de experiências científicas e culturais, que incentiva o desenvolvimento acadêmico e estimula a cooperação entre jovens talentos da América Latina”, afirma.

Brasil reafirma protagonismo científico ao sediar Olimpíada Latino-Americana
Para o astrônomo Dr. Eugênio Reis, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI), sediar a OLAA novamente reforça o protagonismo do Brasil. “Esta é a quarta vez que temos a honra de receber o evento, o que reafirma nosso compromisso com a ciência e a integração latino-americana. A olimpíada é um espaço de convivência pacífica, de fortalecimento de laços e de estímulo à educação científica”, destaca.
A organização é da OBA, com apoio da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além de instituições parceiras, parlamentares e embaixadores como os canais Manual do Mundo, Física Total e AstroBioFísica.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo
Ciência e Tecnologia
Nova anomalia no 3I/ATLAS levanta hipótese inédita de mecanismo artificial no espaço