Educação • 13:12h • 01 de setembro de 2025
Brasil recebe Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica em setembro
Competição reúne jovens de 14 países em Barra do Piraí (RJ) e reforça protagonismo brasileiro na educação científica
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Assessoria | Foto: Divulgação

Entre os dias 1º e 7 de setembro, o Brasil será palco da 17ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), que acontece em Barra do Piraí (RJ). O evento reunirá estudantes do ensino médio de 14 países, incluindo Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Brasil.
Como país anfitrião, o Brasil terá duas equipes competindo, totalizando dez jovens selecionados em diferentes estados. Eles foram preparados com treinamentos intensivos, envolvendo aulas práticas e teóricas sobre cartas celestes, análise de dados astronômicos, observação do céu e experimentos com telescópios e planetários. A competição inclui ainda provas teóricas e práticas, além da tradicional construção e lançamento de foguetes de garrafa pet.
Segundo o Prof. Dr. João Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), o objetivo da OLAA vai além da disputa. “É um momento de troca de experiências científicas e culturais, que incentiva o desenvolvimento acadêmico e estimula a cooperação entre jovens talentos da América Latina”, afirma.
Brasil reafirma protagonismo científico ao sediar Olimpíada Latino-Americana
Para o astrônomo Dr. Eugênio Reis, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI), sediar a OLAA novamente reforça o protagonismo do Brasil. “Esta é a quarta vez que temos a honra de receber o evento, o que reafirma nosso compromisso com a ciência e a integração latino-americana. A olimpíada é um espaço de convivência pacífica, de fortalecimento de laços e de estímulo à educação científica”, destaca.
A organização é da OBA, com apoio da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além de instituições parceiras, parlamentares e embaixadores como os canais Manual do Mundo, Física Total e AstroBioFísica.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital