• Polícia Civil de SP desmonta esquema de fraudes em concursos públicos via redes sociais
  • Polícia Científica realiza coleta de DNA de familiares no interior paulista; veja os detalhes
  • Gel inovador ajuda a acelerar a cicatrização de feridas em pessoas com diabetes
Novidades e destaques Novidades e destaques

Cidades • 16:11h • 20 de abril de 2025

Atendimento on-line será novidade no Procon de Marília

O Procon de Marília firmou mais uma parceria com a Fundação Procon, do governo do Estado, para utilizar cada vez mais a tecnologia digital, visando otimizar o atendimento da população mariliense.

Da Redação com informações da Prefeitura de Marília | Foto: Divulgação

As reclamações pela Internet só poderão ser feitas por quem contratou, comprou ou recebeu a mercadoria. Para isso, deverá ser apresentada a documentação pessoal com foto, além de nota fiscal ou recibo.
As reclamações pela Internet só poderão ser feitas por quem contratou, comprou ou recebeu a mercadoria. Para isso, deverá ser apresentada a documentação pessoal com foto, além de nota fiscal ou recibo.

A unidade, administrada pela Prefeitura Municipal, está disponibilizando o atendimento pelo Procon-SP Digital, uma plataforma on-line para que o consumidor possa registrar suas reclamações e realizar outros serviços relacionados à defesa, com acompanhamento aqui mesmo em Marília. “Com o novo sistema, todo o processo de reclamação do consumidor poderá ser feito on-line, desde o primeiro contato com o atendimento, até a audiência de conciliação, havendo a possibilidade de se acompanhar o andamento da demanda”, explicou a diretora Valquíria Galo Febrônio Alves.

Para isso, os funcionários do Procon de Marília passarão por uma capacitação nos dias 29 e 30 de abril. “O treinamento será ministrado por especialistas da Fundação Procon e por esse motivo, nessas datas, a unidade de Marília estará fechada para o atendimento presencial, sendo possível apenas a consulta pelo sistema digital já existente através da Plataforma 1Doc (https://marilia.1doc.com.br/atendimento). O consumidor pode iniciar pelo próprio celular a sua demanda e anexar os documentos necessários para a atuação do órgão. Para isso, será aberto um cadastro.

A mudança também abrange os procedimentos de fiscalização. Além dos especialistas passarem a fazer os autos de infração de forma on-line line, agilizando a tramitação do processo, os serviços, como recurso de multa, por exemplo, poderão ser acompanhados digitalmente, garantindo mais transparência e dinamismo.

Os consumidores de Marília também poderão contar com a supervisão de especialistas e até com audiências de conciliação on-line em casos mais complexos, o que melhora a qualidade do serviço oferecido gratuitamente pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo de São Paulo. “Com a tecnologia, queremos atender cada vez mais interessados, sem um tempo de espera longo na forma presencial na unidade, diminuindo a necessidade do deslocamento do consumidor até a avenida das Indústrias, nº 294. No presencial, o atendimento pode demorar até uma hora. Além da consulta digital, o Procon de Marília está lançando o agendamento do serviço presencial para pessoas que não conseguem acessar o sistema informatizado de protocolos ou mesmo para os usuários que preferem o atendimento presencial. Isso poderá ser feito na própria sede do Procon ou pelo site da Prefeitura visando diminuir o tempo de espera do consumidor”, completou Valquíria.

As reclamações pela Internet só poderão ser feitas por quem contratou, comprou ou recebeu a mercadoria. Para isso, deverá ser apresentada a documentação pessoal com foto, além de nota fiscal ou recibo.

O consumidor fará a reclamação e o fornecedor será notificado para responder, havendo prazo de até 10 dias para isso. Dada a resposta, caberá ao reclamante avaliar. Ficando satisfeito, a reclamação será encerrada. Se isso não ocorrer, haverá a abertura de um processo administrativo e o fornecedor novamente será notificado. Uma audiência terá agendamento entre as partes, cabendo ao Procon tentar um entendimento. Se isso acontecer, o processo administrativo será baixado. Caso contrário, a pessoa reclamante poderá ingressar na Justiça, havendo uma nova tentativa de conciliação no Cejusc, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, do Tribunal de Justiça.

 

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 20:29h • 15 de agosto de 2025

Quatro erros em inglês que podem prejudicar sua carreira profissional

Especialistas alertam que falhas na comunicação em inglês podem afetar negociações e oportunidades no mercado de trabalho

Descrição da imagem

Variedades • 19:43h • 15 de agosto de 2025

Reformar ou demolir? Veja quando cada opção é mais vantajosa para o seu imóvel

Arquiteto Paulo Tripoloni aponta critérios técnicos, financeiros e estéticos para escolher entre preservar ou reconstruir uma casa

Descrição da imagem

Saúde • 18:40h • 15 de agosto de 2025

Homens negros e com histórico familiar devem redobrar atenção para o câncer de próstata

Especialista alerta sobre importância da triagem e destaca avanços em terapias modernas, como a radioterapia com prótons

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:38h • 15 de agosto de 2025

Pedrinhas Paulista realiza 3º Campeonato de Pipa neste sábado; inscrições no local

Evento será no Estádio Municipal “Pedro Costa Filho” e premiará diferentes categorias, incentivando a prática e a criatividade dos participantes

Descrição da imagem

Esporte • 17:23h • 15 de agosto de 2025

Jogos decisivos movimentam o esporte de Quatá na sexta e no sábado

Cidade será palco de partidas pelo Campeonato Civap de Futebol e pela semifinal do Campeonato de Futsal Unipontal,

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 17:11h • 15 de agosto de 2025

Gestantes autistas: especialista orienta cuidados essenciais para uma gravidez segura

Especialista alerta para a importância de adaptações sensoriais e comunicação efetiva durante o pré-natal de gestantes autistas

Descrição da imagem

Policial • 16:44h • 15 de agosto de 2025

Polícia Civil de SP desmonta esquema de fraudes em concursos públicos via redes sociais

Cerca de 640 vítimas foram lesadas em falso edital; dupla responsável pelo golpe foi presa

Descrição da imagem

Policial • 16:16h • 15 de agosto de 2025

Polícia Científica realiza coleta de DNA de familiares no interior paulista; veja os detalhes

Ação da Secretaria Nacional de Segurança Pública segue até setembro e atende familiares em Presidente Prudente

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?