• A era do "tô bem, mas nem tanto": quando o sorriso esconde sinais de depressão
  • Palmital recebe Rock Caramujo 2025 com dois dias de shows nacionais e tributos
  • Turismo em SP: primavera será mais movimentada para 86% dos municípios
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 12:12h • 12 de maio de 2024

Aplicativo SP Mulher salva vítimas de violência doméstica em São Paulo

Tecnologia e policiamento integrado garantem segurança e proteção para mulheres em risco

Da Redação | Com informações Governo de SP | Foto: Arquivo

No novo app, o cadastro é feito pelo login nacional Gov.br, que importa automaticamente os dados da vítima e disponibiliza o botão do pânico
No novo app, o cadastro é feito pelo login nacional Gov.br, que importa automaticamente os dados da vítima e disponibiliza o botão do pânico

A vida de Daniela Pereira, de 38 anos, foi salva graças ao uso do aplicativo SOS Mulher, agora integrado ao novo aplicativo SP Mulher, lançado pelo Governo de São Paulo.

Daniela, que sofreu violência doméstica e perseguição pelo ex-companheiro, conseguiu pedir ajuda em momentos críticos usando o botão de pânico do aplicativo.

Relato de Daniela

Daniela conheceu o aplicativo em um momento de extrema tristeza e medo, após ser agredida e internada com traumatismo craniano.

Com uma medida protetiva deferida pela Justiça, ela passou a usar o SOS Mulher, acionando o botão de emergência sempre que temia por sua vida. “Se estou viva hoje, devo isso à rapidez e atenção da PM”, afirmou Daniela.

Atuação da Polícia Militar

Durante uma das emergências, o cabo Erivan Silva entrou em contato com Daniela enquanto despachava uma viatura para sua residência.

O agressor foi monitorado pela polícia e acabou preso por descumprir a medida protetiva. O cabo Silva destacou a importância do trabalho policial e das políticas públicas de proteção: “A integridade física já havia sido violada e o direito de ir e vir dela restringido. Alguma coisa precisava ser feita, e fizemos tudo com as ferramentas que dispusemos”, explicou.

Novo aplicativo SP Mulher

O Governo de São Paulo lançou em março o SP Mulher, que incorpora o botão do pânico e novos serviços, como o registro de boletim de ocorrência e o georreferenciamento de agressores monitorados por tornozeleiras eletrônicas. A transição do SOS Mulher para o SP Mulher está sendo realizada de forma gradual para garantir que nenhuma mulher fique sem proteção.

No novo app, o cadastro é feito pelo login nacional Gov.br, que importa automaticamente os dados da vítima e disponibiliza o botão do pânico. O SP Mulher também permite o registro de boletins de ocorrência, facilitando as denúncias de violência doméstica sem a necessidade de ir até uma Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).

Movimento São Paulo Por Todas

A iniciativa faz parte do movimento São Paulo Por Todas, que visa ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres e fortalecer a rede de proteção e acolhimento. O governo estadual lançou novas soluções em março de 2024, incluindo o auxílio-aluguel de R$ 500 para vítimas de violência doméstica e a criação de novas salas da DDM 24 horas.



O movimento também ampliou linhas de crédito para mulheres e implementou o protocolo Não Se Cale, para combater a importunação sexual em estabelecimentos públicos. “A realidade da sociedade é caracterizada por múltiplos desafios sociais e violações dos direitos humanos, a PM está firmemente empenhada em garantir o respeito aos direitos fundamentais e em contribuir para a construção do bem comum”, destacou o capitão Walter Cabello Neto, da Diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos (DPCDH).

Com essas inovações e esforços integrados, o SP Mulher e o movimento São Paulo Por Todas buscam encorajar mais mulheres a romper o ciclo de violência, promovendo um ambiente seguro e acolhedor para todas.


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 17:49h • 14 de setembro de 2025

A era do "tô bem, mas nem tanto": quando o sorriso esconde sinais de depressão

Psicóloga alerta para os riscos da “depressão sorridente” e reforça a importância do acolhimento sem julgamentos

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:44h • 14 de setembro de 2025

Palmital recebe Rock Caramujo 2025 com dois dias de shows nacionais e tributos

Evento acontece no último final de semana de setembro e terá apresentações de Detonautas, Nando Reis e bandas covers de grandes clássicos

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:17h • 14 de setembro de 2025

Turismo em SP: primavera será mais movimentada para 86% dos municípios

Ocupação dos meios de hospedagem está estimada em 62,5%, já antecipando a temporada de verão

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:44h • 14 de setembro de 2025

Estudo mostra que cidades com mais áreas verdes têm menos internações por doenças respiratórias

Pesquisa da PUCPR analisou quase todos os municípios do Paraná e identificou que praças, parques e áreas arborizadas ajudam a reduzir casos de internações ligadas a problemas respiratórios. O estudo também relaciona pobreza a maior incidência dessas doenças

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:06h • 14 de setembro de 2025

Faltam 3 meses: Cruzália anuncia 4ª edição da Cavalgada para dezembro

Evento acontece no dia 14 de dezembro e promete reunir famílias, amigos e amantes da cultura tropeira

Descrição da imagem

Mundo • 14:56h • 14 de setembro de 2025

Acidentes com cargas perigosas crescem 21% e Entrevias emite alerta

Concessionária reforça orientações a motoristas diante do aumento nos acidentes com produtos químicos no trecho sob sua gestão

Descrição da imagem

Saúde • 14:24h • 14 de setembro de 2025

Depressão sazonal: especialistas explicam efeito da falta de luz solar

O Transtorno Afetivo Sazonal é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um transtorno depressivo, mais frequente no outono e no inverno, e com maior incidência em pessoas que vivem em regiões mais distantes da linha do Equador, onde os dias de inverno são mais curtos e há menos exposição ao sol

Descrição da imagem

Economia • 13:35h • 14 de setembro de 2025

Queda no preço dos alimentos vai permanecer, diz ministro

Paulo Teixeira, do Desenvolvimento agrário, falou à Voz do Brasil

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?