• Carnaval exige cuidados extras para quem usa canetas emagrecedoras
  • Assis entra no clima do Super Bowl com exibição gratuita do maior evento da NFL
  • A honra em jogo em Westeros: O Cavaleiro dos Sete Reinos ganha estreia antecipada na HBO Max
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 10:10h • 06 de fevereiro de 2026

Anvisa publica regras para produção de cannabis medicinal

Normas envolvem todo o processo de produção de cannabis e passam a valer em seis meses a partir da publicação

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações da Anvisa | Foto: Arquivo Âncora1

Apesar de ter sido admitida a possibilidade de manipulação desses produtos por farmácias magistrais, ficou decidido que uma norma específica será elaborada e aprovada posteriormente sobre esse tema.
Apesar de ter sido admitida a possibilidade de manipulação desses produtos por farmácias magistrais, ficou decidido que uma norma específica será elaborada e aprovada posteriormente sobre esse tema.

Foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (3/2) novas regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que tratam da produção de cannabis para uso medicinal no Brasil. As normas também definem um novo conjunto de regras para a fabricação e a importação de produtos à base de cannabis.

As decisões foram discutidas e aprovadas na primeira reunião pública da diretoria da Anvisa em 2026, realizada no dia 28 de janeiro. As regras se baseiam em estudos científicos e indicam mudanças importantes para pacientes, associações e para o setor produtivo.

Ao todo, três resoluções cumprem uma determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em novembro de 2024, o tribunal reconheceu como legal a produção de cannabis exclusivamente para fins medicinais e farmacêuticos, ligada ao direito à saúde. As normas publicadas agora não entram em vigor imediatamente: elas passam a valer seis meses após a publicação.

Uma das resoluções define como será a produção de cannabis medicinal no país. Essa autorização será concedida apenas a empresas, que deverão passar por fiscalização sanitária e cumprir regras rígidas de controle, segurança e rastreamento dos produtos. O texto também prevê a interrupção imediata das atividades em caso de irregularidades.

Outra resolução trata da pesquisa científica com cannabis. Ela estabelece as regras para que universidades e instituições de ensino obtenham autorização especial, além de exigir medidas de segurança e controle. Produtos usados em pesquisas com teor de THC acima de 0,3% só poderão ser obtidos por meio de importação, com autorização prévia da Anvisa e seguindo normas internacionais.

A terceira resolução é voltada para associações de pacientes sem fins lucrativos. Ela não permite a venda dos produtos, mas define regras de controle de qualidade, acompanhamento da produção e rastreamento dos insumos até a entrega aos pacientes.

Além disso, uma quarta resolução atualiza as regras já existentes sobre a fabricação e importação de produtos de cannabis. Entre as mudanças, está a inclusão de pacientes com doenças graves e debilitantes, como fibromialgia e lúpus, entre aqueles que podem usar produtos com maior concentração de THC. Também foram ampliadas as formas de uso autorizadas, como aplicação na pele, uso sob a língua, na boca e por inalação, com o objetivo de facilitar o tratamento de pacientes com necessidades específicas.

Apesar de ter sido aberta a possibilidade de manipulação desses produtos por farmácias, a Anvisa decidiu que esse tema será regulamentado em uma norma específica no futuro, para garantir que a prática ocorra de forma segura e controlada.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 19:38h • 06 de fevereiro de 2026

USP inaugura espaço que transforma mais de um século de dados climáticos em experiência

Novo Espaço Meteorológico no CienTec-USP reúne séries históricas, instrumentos científicos e dados em tempo real para explicar como a meteorologia observa o tempo e ajuda a compreender o clima

Descrição da imagem

Saúde • 18:26h • 06 de fevereiro de 2026

Carnaval exige cuidados extras para quem usa canetas emagrecedoras

Efeito dos medicamentos sobre o sistema digestivo pode alterar a resposta ao álcool; especialista orienta sobre hidratação, alimentação e consumo consciente durante a folia

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:35h • 06 de fevereiro de 2026

Assis entra no clima do Super Bowl com exibição gratuita do maior evento da NFL

Final da NFL será transmitida ao vivo no Ginásio GEMA neste domingo, com jogo, show internacional e entrada solidária

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:01h • 06 de fevereiro de 2026

Confira os destinos nacionais mais procurados pelos foliões para o carnaval

Levantamento da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) aponta destinos litorâneos como os favoritos

Descrição da imagem

Cidades • 16:48h • 06 de fevereiro de 2026

Tarumã realiza mutirão de combate à dengue neste sábado

Mobilização tem início às 8h, com saída da Escola Municipal José Ozório de Oliveira

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:20h • 06 de fevereiro de 2026

A honra em jogo em Westeros: O Cavaleiro dos Sete Reinos ganha estreia antecipada na HBO Max

Quarto episódio da série escrita e produzida por George R. R. Martin e Ira Parker chega à plataforma nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, às 6h01

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:26h • 06 de fevereiro de 2026

Saiba como educar crianças e adolescentes para respeitar os animais

Conheça experiências de cuidado e convivência

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:01h • 06 de fevereiro de 2026

Animais resgatados nas estradas ganham chance de adoção em feira neste domingo em Marília

Evento da Entrevias ocorre durante a feira livre da Avenida Sampaio Vidal e incentiva a posse responsável

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar