Saúde • 11:21h • 30 de novembro de 2025
Anvisa manda recolher vinagre Castelo, mistura vegetal e picolé com creatina por irregularidades
Anvisa manda recolher vinagre, bebida vegetal e picolé após identificar substâncias irregulares e riscos ao consumidor.
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações da Anvisa | Foto: Arquivo Âncora1
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, na quarta-feira (26), o recolhimento de três produtos alimentícios após identificar irregularidades que representam risco ao consumidor. As decisões envolvem um vinagre de maçã, um pó para preparo de bebida vegetal e um picolé enriquecido com creatina.
O vinagre de maçã da marca Castelo, produzido pela Castelo Alimentos S/A, teve seu recolhimento e a suspensão da venda, distribuição e consumo determinados. Um laudo do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-DF) apontou que o produto contém dióxido de enxofre em quantidade não informada no rótulo, o que infringe as normas sanitárias. A substância pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis quando não está devidamente declarada.
Outro produto alvo da fiscalização é o “pó para preparo de bebida vegetal” das marcas Livestrong/Essential Nutrition, fabricado pela INP Indústria de Alimentos Ltda. A mercadoria deve ser recolhida e teve proibidas sua fabricação, comercialização, distribuição, divulgação e consumo. O motivo: o item contém proteína de fava hidrolisada, ingrediente cuja segurança para uso em alimentos ainda não foi avaliada pela Anvisa.
A agência também suspendeu a venda e determinou o recolhimento do Picolé de Açaí, Guaraná e Canela Naturalle Ice, da empresa J M J Re Torres Indústria de Alimentos Ltda. O produto utiliza creatina, substância permitida apenas em suplementos destinados a adultos, e que ainda não possui autorização para uso em alimentos como picolés.
As medidas têm efeito imediato e valem para todo o território nacional.
A assessoria de imprensa da Castelo Alimentos S/A enviou a seguinte nota ao portal Âncora 1
[na íntegra]
Prezados consumidores,
A Castelo Alimentos S.A. informa que, conforme determinação da Anvisa, está adotando todas as medidas necessárias relacionadas ao *lote 12M2 do Vinagre de Maçã Castelo*.
Reforçamos nosso compromisso com a qualidade, segurança e transparência, valores que norteiam nossa atuação ao longo de 120 anos de história, pois sabemos que o consumidor confia em nossa marca pela consistência e pelo cuidado com a excelência.
Mesmo sendo um caso pontual, estamos cooperando integralmente com os órgãos reguladores e comunicando prontamente os consumidores.
*Informações do lote*
• Produto: Vinagre de Maçã
• Marca: Castelo
• Lote: 12M2
• Data de fabricação: 25/03/2025
• Validade: 25/09/2026
Pedimos que verifiquem se possuem o produto do lote mencionado. Em caso positivo, solicitamos contato pelos canais oficiais:
SAC: 0800 771 6111
E-mail: sacc@casteloalimentos.com.br
Reafirmamos nosso compromisso com a segurança e a satisfação de nossos consumidores.
Atenciosamente,
Castelo Alimentos S.A.
Jundiaí, 26 de Novembro de 2025.
* Matéria atualizada em 04/12/2025 às 18:51 para inclusão da nota oficial da Castelo.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita