• Governo de SP abre inscrições de concurso para auditor fiscal do Estado, com salário de R$ 21 mil
  • Assis promove nova edição da Vila Agro com produtos frescos e show musical nesta sexta-feira
  • Primeiro fim de semana de dezembro terá tempo firme e temperaturas em elevação em Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 11:12h • 28 de agosto de 2025

Anvisa dará prioridade para registro de semaglutida e liraglutida

Medicamentos têm indicação para diabetes tipo 2 e obesidade

Conselho Federal de Farmácia | Foto: CFF

A medida tem como objetivo garantir o abastecimento do mercado brasileiro, considerando que a Anvisa identificou, por meio de sua área de fiscalização, instabilidade na oferta de medicamentos desta classe.
A medida tem como objetivo garantir o abastecimento do mercado brasileiro, considerando que a Anvisa identificou, por meio de sua área de fiscalização, instabilidade na oferta de medicamentos desta classe.

A Anvisa publicou, na segunda-feira (25/8), o Edital de Chamamento 12, de 22 de agosto de 2025, para que as empresas com pedidos de registro de medicamentos contendo semaglutida ou liraglutida tenham análise prioritária pela Agência. Assim, basta que essas empresas que estejam na fila de registro manifestem seu interesse em priorizar a análise.

A semaglutida e a liraglutida são princípios ativos que compõem medicamentos agonistas de GLP-1, com indicação para o tratamento de diabetes tipo 2 e da obesidade, muito conhecidos por serem ofertados na forma de canetas autoaplicáveis.

Na prática, o edital permite que os pedidos de análise de semaglutida e liraglutida passem à frente na fila de análise, desde que isso seja solicitado pela empresa. As empresas terão até 15 dias para solicitar a análise prioritária, desde que o processo tenha sido protocolado na Anvisa até segunda-feira (25/8), data de publicação do edital.

Em até 30 dias, a Anvisa informará as empresas sobre a expectativa de análise do seu pedido de registro, com uma data prevista para manifestação das áreas técnicas, que pode ser de aprovação, indeferimento ou apresentação de exigência, que é quando há necessidade do fornecimento de informações adicionais pela empresa.

Fabricação nacional

A medida tem como objetivo garantir o abastecimento do mercado brasileiro, considerando que a Anvisa identificou, por meio de sua área de fiscalização, instabilidade na oferta de medicamentos desta classe.

A publicação do edital também considerou o pedido apresentado pelo Ministério da Saúde (MS), que destacou as necessidades do Sistema único de Saúde (SUS) e o objetivo de internalização de tecnologias para fabricação nacional, que é um dos objetivos do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis). A meta do MS é ampliar a participação da produção no país de 42% para 70% das necessidades nacionais de medicamentos, vacinas, equipamentos e dispositivos médicos, entre outros.

Os pedidos que receberem prioridade serão ordenados em ordem cronológica de entrada do processo na Anvisa, mas aqueles que tenham etapas da fabricação do insumo farmacêutico ou do medicamento no Brasil terão preferência sobre os demais.

De acordo com a publicação, a capacidade de avaliação da Anvisa é de até três pedidos de medicamentos sintéticos e de até três pedidos de medicamentos biológicos por semestre. Este quantitativo atende os limites operacionais das áreas técnicas envolvidas e a necessidade de conhecimento específico dos profissionais da Agência envolvidos na análise.

Pedido atuais

Até o último dia 6 de agosto, havia nove pedidos de registro de medicamentos sintéticos relacionados ao insumo semaglutida e sete pedidos relacionados à liraglutida, todos aguardando o início da análise.

Na área de medicamentos biológicos, na mesma data, existiam três processos em tramitação relacionados aos insumos liraglutida, semaglutida e à combinação insulina icodeca + semaglutida. Nesse caso, os três processos encontram-se em fase inicial, aguardando distribuição para análise técnica.

O desenvolvimento de medicamentos pode ser feito por via sintética ou por via biológica.

Como será a análise

A avaliação dos pedidos de registro de peptídeos sintéticos e biológicos está entre as análises mais desafiadoras no âmbito de medicamentos. Nesses casos, o registro só é possível mediante apresentação de dados extensos de comparabilidade in vitro e, em alguns casos, de ensaios de imunogenicidade.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Classificados • 10:25h • 05 de dezembro de 2025

Governo de SP abre inscrições de concurso para auditor fiscal do Estado, com salário de R$ 21 mil

São oferecidas 200 vagas destinadas a profissionais com formação no ensino superior em quaisquer áreas de conhecimento

Descrição da imagem

Cidades • 09:41h • 05 de dezembro de 2025

Prefeitura abrirá o maior Natal Iluminado de Marília hoje, dia 5

Evento será às 19h30 no Complexo Cultural, na Avenida Sampaio Vidal, e seguirá para a Praça Maria Izabel, ao lado da Igreja São Bento

Descrição da imagem

Mundo • 09:22h • 05 de dezembro de 2025

Operação Chuvas: SP amplia sirenes e rede de alertas

Com a instalação de nove novas unidades, São Paulo soma 12 sirenes distribuídas em áreas estratégicas para orientar a evacuação imediata em situações de risco

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 08:58h • 05 de dezembro de 2025

Assis promove nova edição da Vila Agro com produtos frescos e show musical nesta sexta-feira

Programação reúne gastronomia artesanal, produtores locais e apresentação musical

Descrição da imagem

Saúde • 08:31h • 05 de dezembro de 2025

Governo inicia distribuição da vacina contra o vírus sincicial respiratório

Vacinação de gestantes protege recém-nascidos e reduz internações

Descrição da imagem

Cidades • 08:09h • 05 de dezembro de 2025

Ônibus da Prevenção atende mulheres nesta sexta em Florínea

Ação da Secretaria de Higiene e Saúde oferece atendimento gratuito das 9h às 15h30 em frente ao ESF

Descrição da imagem

Variedades • 07:21h • 05 de dezembro de 2025

Primeiro fim de semana de dezembro terá tempo firme e temperaturas em elevação em Assis

Dias serão de sol e variação de nuvens, com mínimas entre 16ºC e 20ºC e máximas chegando a 33ºC

Descrição da imagem

Mundo • 20:08h • 04 de dezembro de 2025

OMODA & JAECOO anuncia chegada de novo lote de veículos ao Brasil no dia 15 de dezembro

Expansão atende alta demanda nacional e reforça a presença da marca no mercado automotivo brasileiro