• Mercado farmacêutico brasileiro acelera e deve atingir US$ 43,9 bilhões em 2026
  • Livro Café com Deus Pai lidera mercado editorial brasileiro e alcança 10 milhões de cópias
  • PAT de Assis divulga novas vagas de emprego em diversas áreas nesta semana
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 10:11h • 19 de outubro de 2024

Animais silvestres afetados pelo fogo recebem cuidados especiais na Estação Ecológica Jataí

Equipes instalaram equipamentos para a hidratação e têm oferecido alimentação aos animais em pontos estratégicos da unidade de conservação

Da Redação com informações da Semil | Foto: Semil

A Estação Ecológica do Jataí abriga mais de 1.700 espécies de fauna e flora, sendo quase 800 de fauna. Entre elas estão animais ameaçados de extinção, como: Jaguatirica, Onça-parda, Lobo Guará e Tamanduá-bandeira.
A Estação Ecológica do Jataí abriga mais de 1.700 espécies de fauna e flora, sendo quase 800 de fauna. Entre elas estão animais ameaçados de extinção, como: Jaguatirica, Onça-parda, Lobo Guará e Tamanduá-bandeira.

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), por meio da Fundação Florestal, realiza uma operação especial na Estação Ecológica Jataí, no município de Luiz Antônio, na região de Ribeirão Preto. Com o incêndio que atingiu a unidade de conservação, muitos animais acabaram perdendo seus locais tradicionais de alimentação. Por isso, as equipes se mobilizaram para encontrar uma forma de oferecer hidratação e alimentos para a fauna silvestre.

O processo envolveu criatividade, estudo e engenharia para montar os equipamentos. Houve a instalação de oito caixas-d’água em pontos diferentes da Unidade de Conservação. Elas são abastecidas por um caminhão-pipa, e a torneira goteja em uma lona, formando uma bacia que possa atrair os animais para hidratação.

“Os pontos que escolhemos para instalar esses equipamentos são aqueles que os animais costumam passar com mais frequência. Sem os recursos naturais, eles não têm como sobreviver, por isso essa ajuda é fundamental. Nesses locais de hidratação nós também colocamos equipamentos fotográficos, que vão nos ajudar no monitoramento dos animais sobreviventes”, explica Andréa Pires, coordenadora da Fundação Florestal.

Em outros pontos da Estação Ecológica, as equipes espalham diversos tipos de frutas para os animais. São oito pontos fixos de alimentação. “Tudo é feito com base na experiência com a fauna da estação. Nós sabemos que alguns alimentos são mais bem aceitos, então os cortamos de forma estratégica para atraí-los”, destaca Matheus Gonçalves, pesquisador e biólogo colaborador da Fundação Florestal.

A Estação Ecológica do Jataí abriga mais de 1.700 espécies de fauna e flora, sendo quase 800 de fauna. Entre elas estão animais ameaçados de extinção, como: Jaguatirica, Onça-parda, Lobo Guará e Tamanduá-bandeira.

Para combater as chamas no Jataí, o Governo de SP chegou a utilizar 7 aeronaves, mais de 50 veículos e mais de 150 pessoas diariamente. Atualmente a Unidade de Conservação está sem focos de incêndio.

Thiago Miranda, gestor da Estação Ecológica do Jataí, explica que com a perda da vegetação pelas queimadas, os recursos naturais foram muito reduzidos. “Nossa oferta de alimentos e água de forma temporária, até o período das chuvas, possibilita que os animais se mantenham na área, em vez de buscar recursos em outros locais, já que muitas vezes pode ser arriscado para a sobrevivência pois precisam cruzar rodovias” diz. “Muitos dos alimentos utilizados, apesar de não serem nativos, servem para atrair seus predadores. Um exemplo é o Tamanduá-bandeira que foi atraído pelas formigas por causa das frutas”, completa.

Rede de atendimento para animais silvestres 

O cuidado com animais silvestres vai além de Jataí. O Governo de São Paulo estruturou uma rede de atendimento e reabilitação para acolher animais afetados por incêndios florestais. A rede conta com 26 unidades integradas, preparadas para atender animais resgatados de queimadas e outros que, ao fugir do fogo, foram atropelados nas rodovias.

Além das unidades da Semil, a rede inclui Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) municipais e de organizações do terceiro setor, autorizados pelo Estado para identificar, acolher, tratar e reabilitar animais resgatados de incêndios e outras situações, com o objetivo de devolvê-los ao seu habitat natural. Até agora, 102 animais foram recebidos: 55 morreram, 45 seguem em tratamento e dois já foram libertados.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 20:41h • 27 de janeiro de 2026

Mercado farmacêutico brasileiro acelera e deve atingir US$ 43,9 bilhões em 2026

Alta da demanda hospitalar e avanço dos medicamentos emagrecedores reposicionam a indústria e pressionam logística e regulação

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 19:36h • 27 de janeiro de 2026

Livro Café com Deus Pai lidera mercado editorial brasileiro e alcança 10 milhões de cópias

Obra de Junior Rostirola fecha 2025 no topo do mercado editorial e consolida fenômeno da literatura espiritual contemporânea

Descrição da imagem

Classificados • 18:29h • 27 de janeiro de 2026

Alta temporada de contratações exige checagens obrigatórias para profissionais temporários

Especialista aponta três verificações essenciais para reduzir riscos e garantir segurança durante períodos de demanda sazonal

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:51h • 27 de janeiro de 2026

Confira as promessas de destino para 2026

Com base nas tendências de mercado, o próximo ano consolida destinos tradicionais e revela novas experiências

Descrição da imagem

Policial • 17:18h • 27 de janeiro de 2026

Delegacia Seccional de Assis recebe 22 novos escrivães para reforçar atendimento policial

Profissionais formados pelo DEINTER-8 já começaram a atuar nas unidades da região, ampliando a capacidade operacional da Polícia Civil

Descrição da imagem

Economia • 16:50h • 27 de janeiro de 2026

Simples Nacional registra crescimento expressivo de empresas do agronegócio, aponta estudo

Levantamento do IBPT mostra avanço de 7,1% em um ano, com forte presença de MEIs, renovação do setor e protagonismo regional

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:23h • 27 de janeiro de 2026

Brasil ainda é o país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo

Número de assassinatos em 2025 chegou a 80

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:49h • 27 de janeiro de 2026

Assis terá Carnaval gratuito de 14 a 17 de fevereiro com o Carnassis 2026

Evento será realizado no espaço coberto atrás da Estação Ferroviária com entrada gratuita e programação cultural

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar