• PAT de Assis divulga novas vagas de emprego em diversas áreas nesta semana
  • Vocem apresenta projeto 2026 com foco na base, gestão responsável e novo ciclo em Assis
  • ICMS reforça caixa de Assis com mais de R$ 2,2 milhões e fecha janeiro acima de R$ 4,6 milhões
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 10:33h • 07 de novembro de 2024

Alunos de SP fizeram 136 milhões de exercícios na preparação para vestibulares em 2024

Número de questões respondidas pelos alunos na ferramenta Prepara SP é quase duas vezes maior que a quantidade do ano passado

Agência SP | Foto: Seduc/Governo de SP

A ferramenta Prepara SP oferece mais de 3.500 aulas disponíveis, com duração entre 10 e 15 minutos cada uma, com didática exclusiva.
A ferramenta Prepara SP oferece mais de 3.500 aulas disponíveis, com duração entre 10 e 15 minutos cada uma, com didática exclusiva.

Estudantes da 3ª série do Ensino Médio das unidades de ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) responderam neste ano a 136,2 milhões de atividades na ferramenta de apoio à preparação para o Provão Paulista Seriado, Enem e outros vestibulares, a Prepara SP. O número de exercícios feitos em 2024 é quase duas vezes maior do que a quantidade de atividades no aplicativo no ano passado, quando foram respondidas mais de 80 milhões de atividades.

A ferramenta Prepara SP é oferecida aos estudantes por meio de parceria da Seduc-SP com o cursinho online “Me Salva!”, que oferece simulados, exercícios e apoio para que o estudante da rede estadual estabeleça o seu próprio cronograma de estudos.

São mais de 3.500 aulas disponíveis, com duração entre 10 e 15 minutos cada uma, com didática exclusiva. Os conteúdos da plataforma também são resumidos de forma escrita e disponibilizados digitalmente, a fim de auxiliar o estudante na assimilação e recapitulação do que foi visto em aula.

O uso da ferramenta não é obrigatório. Dos mais de 300 mil estudantes da rede estadual de ensino matriculados na 3ª série do Ensino Médio neste ano, 266 mil deles utilizaram a Prepara SP em algum momento deste ano.

Na capital paulista, todos os 58 estudantes da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Alexandre von Humboldt, unidade de ensino integral localizada na Lapa, responderam a 81,3 mil questões na ferramenta neste ano.

Na capital paulista, todos os 58 estudantes da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Alexandre von Humboldt, unidade de ensino integral localizada na Lapa, responderam a 81,3 mil questões na ferramenta neste ano.

O estudante Diogo Santos, de 18 anos de idade, é um dos usuários assíduos da Prepara SP. O adolescente almeja fazer faculdade de educação física, registrou letras como segunda opção, fez os dois dias de exame do Provão Paulista nos dias 30 e 31 de outubro e voltará à plataforma nesta semana, de olho no segundo dia de provas do Enem, marcado para o próximo domingo (10). “A ferramenta me ajudou muito no Enem no último domingo, porque muitos dos conteúdos que caíram no primeiro dia de prova estavam sendo passados na plataforma. Então é um bom conteúdo para quem precisa estudar, eu tenho uma opinião muito positiva sobre esse apoio aos nossos estudos”, comenta Diogo.

Felipe Rodrigues, de 18 anos de idade, é aluno da Escola Estadual Romeu de Moraes, na Vila Ipojuca, e também tem utilizado a ferramenta. “Eu acho que a plataforma pode agregar muito por ser uma outra fonte de estudo e conhecimento. Ela aponta, por exemplo, o que você acertou, errou e como pode melhorar”. No Provão Paulista, o estudante registrou, entre as opções de curso: engenharia civil, arquitetura e urbanismo e ciência da computação.

Vitrine do Provão Paulista

De forma inédita, neste ano, a plataforma Prepara SP também foi utilizada como vitrine de histórias de sucesso. No ambiente virtual de aprendizagem, os estudantes da 3ª série também tiveram acesso a depoimentos de ex-alunos da rede estadual de ensino que atualmente estão matriculados no ensino superior após aprovação no Provão Paulista do ano passado.

Escola de cursos

Estudantes da 3ª série do Ensino Médio que fizeram o Provão Paulista podem registrar seus cursos de preferência até 29 de novembro neste link.

Cada aluno pode registrar até oito opções de cursos, sendo dois deles na USP (Universidade de São Paulo), dois na Unesp (Universidade Estadual Paulista), dois deles na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e dois deles nas Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo).

A Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) também está entre as instituições de ensino superior parceiras do Provão Paulista, mas com aulas que terão início apenas no segundo semestre de 2025, assim como parte das turmas das Fatecs. Por isso, uma nova escolha de vagas no portal será aberta em março do ano que vem. Essa seleção será voltada a alunos classificados no Provão, mas que não estarão matriculados nas universidades e faculdades públicas paulistas.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Mundo • 13:47h • 27 de janeiro de 2026

IPVA 2026: perdi o calendário de pagamento de janeiro; vou pagar multa?

O calendário para pagamento do IPVA 2026, com desconto de 3% ou parcelado, terminou no dia 23 de janeiro em São Paulo, de acordo com o calendário final da placa de cada veículo.

Descrição da imagem

Classificados • 13:01h • 27 de janeiro de 2026

PAT de Assis divulga novas vagas de emprego em diversas áreas nesta semana

Oportunidades foram divulgadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e incluem cargos no comércio, serviços, indústria e estágios

Descrição da imagem

Cidades • 12:28h • 27 de janeiro de 2026

Curso gratuito de Cozinhalimento em Quatá está com inscrições abertas até quinta

Inscrições presenciais seguem abertas até quinta-feira, dia 29, na Secretaria de Promoção Social

Descrição da imagem

Esporte • 12:00h • 27 de janeiro de 2026

Vocem apresenta projeto 2026 com foco na base, gestão responsável e novo ciclo em Assis

Evento no Feijó Music and More reuniu diretoria, elenco, autoridades e patrocinadores para marcar o início de um novo momento do clube

Descrição da imagem

Saúde • 11:48h • 27 de janeiro de 2026

Inflamação intestinal ativa aumenta risco de ansiedade, depressão e distúrbios do sono, aponta estudo

Pacientes com doença de Crohn que estavam com a inflamação ativa no intestino apresentaram pior qualidade do sono, mais cansaço, fadiga e sintomas de ansiedade e depressão

Descrição da imagem

Saúde • 11:03h • 27 de janeiro de 2026

Sal, azeite e doce de leite na mira da Anvisa; confira

Produtos não podem ser comercializados

Descrição da imagem

Educação • 10:46h • 27 de janeiro de 2026

Prouni 2026: abertas as inscrições para o primeiro semestre

Candidatos ao processo seletivo do 1º semestre de 2026 do Programa Universidade para Todos podem se inscrever até 29/1 pelo Portal Acesso Único. Com mais de 594 mil bolsas, essa é a maior oferta da história do Prouni

Descrição da imagem

Saúde • 10:04h • 27 de janeiro de 2026

Após cinco anos de vacinação, covid recua, mas ainda preocupa

Em 2025, foram registradas 1,7 mil mortes após infecção da doença

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar