Cidades • 13:08h • 29 de outubro de 2025
Aluna de Presidente Prudente representa o Brasil no Jubileu do Mundo da Educação em Roma
Escolhida entre estudantes do Marista Brasil, Alice Medaglia participa de encontro internacional convocado pelo Papa Francisco e leva à Itália o protagonismo juvenil da Escola Champagnat
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da V3 Assessoria | Foto: Divulgação
A adolescente Alice Medaglia, estudante da Escola Champagnat de Presidente Prudente, foi escolhida para representar o Brasil no Jubileu do Mundo da Educação, evento internacional convocado pelo Papa Francisco que acontece em Roma, de 27 de outubro a 2 de novembro. O encontro reunirá jovens de todos os continentes em debates sobre fé, educação e futuro global, com o tema “Peregrinos da Esperança”.
Alice é uma das quatro estudantes selecionadas entre as 96 unidades do Marista Brasil e a única representante da Regional São Paulo. Sua escolha reflete o protagonismo juvenil e o compromisso com os valores maristas, como solidariedade, espiritualidade e serviço comunitário.
“Foi emocionante celebrar essa conquista com a escola e perceber como o compromisso com o Pacto Educativo Global e com o humanismo solidário está presente na nossa caminhada”, afirma Alice Medaglia, que leva à Itália a experiência vivida no ambiente educativo marista.
As escolas católicas — que atendem mais de 8 milhões de estudantes no Brasil, segundo dados da Educa Insights/Anec — unem excelência acadêmica à formação humana. Nesse contexto, a participação de Alice reforça a relevância da rede católica e marista como espaço de formação integral, onde os estudantes são preparados não apenas para o conhecimento, mas para o compromisso com o diálogo, a justiça e a transformação social.
Para Josino Júnior, pastoralista da Escola Champagnat, a escolha da estudante representa uma trajetória de fé e dedicação. “Ela sempre esteve aberta ao processo formativo da fé cristã e marista, participando ativamente de encontros e experiências. Hoje é exemplo de jovem com presença significativa, que se reconheceu na instituição. Ela traduz o sonho de São Marcelino Champagnat em formar bons cristãos e virtuosos cidadãos.”
Durante o Jubileu, Alice participará de vivências culturais, oficinas, momentos de espiritualidade e debates intercontinentais sobre os desafios da educação contemporânea. Ao retornar, deverá atuar como multiplicadora das experiências em sua comunidade escolar, compartilhando os aprendizados de um diálogo que atravessa fronteiras.
A conquista foi celebrada com alegria na Escola Champagnat, em um momento especial que reuniu professores e colegas no pátio da instituição. “É uma alegria ver a Alice representando não apenas a nossa escola, mas a juventude brasileira em um encontro dessa dimensão. O Jubileu é uma oportunidade única de viver a educação em diálogo com valores humanos e cristãos que inspiram o mundo todo”, afirma Diego Lima, diretor da escola.
O Jubileu do Mundo da Educação integra o Ano Jubilar de 2025, marcado pelo espírito de esperança e renovação que inspira a Igreja em todo o mundo. Neste ciclo, o evento tem um significado histórico: é o primeiro a ocorrer durante uma transição de pontificado, após a morte do Papa Francisco e a eleição de Leão XIV.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo
Ciência e Tecnologia
Nova anomalia no 3I/ATLAS levanta hipótese inédita de mecanismo artificial no espaço