Mundo • 07:43h • 25 de agosto de 2025
Abrasel defende volta do horário de verão para evitar apagões e estimular economia
Entidade afirma que medida pode reduzir riscos ao sistema elétrico, aumentar faturamento de bares e restaurantes e trazer ganhos sociais
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Abrasel | Foto: Divulgação

Com o alerta do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sobre o risco de apagões nos próximos anos, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) voltou a defender a retomada do horário de verão. Extinta em 2019, a medida é considerada pela entidade uma solução prática, de baixo custo e com apoio popular, capaz de aliviar a sobrecarga no fornecimento de energia entre 18h e 21h, período de maior consumo.
De acordo com o ONS, o risco de faltar energia em 2026 subiu de 10% para 30%, cenário agravado pelo baixo nível dos reservatórios em São Paulo, que atingiram o patamar mais crítico em dez anos. Para enfrentar a situação, uma das alternativas estudadas pelo governo é recorrer às termelétricas, consideradas a fonte mais poluente de geração. A Abrasel aponta que, no ano em que o Brasil sedia a COP30, a volta do horário de verão seria uma resposta mais coerente do ponto de vista ambiental.
Além de aliviar o sistema elétrico, a entidade destaca que a medida tem impacto positivo direto na economia. Com mais luz natural no fim do dia, bares e restaurantes poderiam aumentar em até 50% o movimento entre 18h e 21h, o que representaria um crescimento de 10% a 15% no faturamento mensal do setor. Outros benefícios citados incluem maior sensação de segurança pública, estímulo ao lazer e convívio social, incentivo à prática de atividades físicas e menor dependência de fontes poluentes.
A defesa pelo retorno do horário de verão também se apoia em pesquisas de opinião. Levantamento realizado pelo site Reclame AQUI em parceria com a Abrasel mostra que 55% dos entrevistados são favoráveis à medida. Entre eles, 51,7% acreditam que o horário de verão fortalece o comércio e os serviços, e 43,6% veem impacto positivo na economia de energia.
Para a Abrasel, a volta da medida reúne vantagens energéticas, econômicas e sociais. “A volta do horário de verão é uma pauta que une responsabilidade e desejo coletivo. É uma medida que ajuda a evitar apagões, estimula o comércio e melhora a rotina de milhões de brasileiros. O governo tem nas mãos uma medida de ajuda simples e eficaz”, reforça Paulo Solmucci, presidente-executivo da entidade.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital