• Polícia Civil prende suspeito de homicídio em Assis dois dias após o crime
  • Hospital Regional de Assis passa a integrar Programa de Residência Médica e abre vagas em pediatria
  • Resumo da semana no Âncora1: serviços, educação, cultura e segurança marcaram Assis e região
Novidades e destaques Novidades e destaques

Gastronomia & Turismo • 16:51h • 19 de janeiro de 2025

6 em cada 10 brasileiros fazem pelo menos uma viagem a lazer no ano, revela pesquisa

Natureza, preço baixo e rever familiares e amigos são os principais fatores na hora de escolher um destino

Da Redação com informações do Mtur | Foto: Arquivo Âncora1

Com tantos destinos incríveis, cada vez mais turistas desejam conhecer melhor o país.
Com tantos destinos incríveis, cada vez mais turistas desejam conhecer melhor o país.

A maioria dos brasileiros (61%) realiza pelo menos uma viagem de lazer por ano. É o que apontou a pesquisa Tendências de Turismo Verão 2025 - comportamento da população brasileira, encomendada pelo Ministério do Turismo (MTur) e realizada pela Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados. Entre o grupo que realiza esse tipo de viagem, 33% viajam uma vez ao ano, 22% de duas a três vezes e 6% viajam quatro vezes ou mais.

Com mais da metade da população viajando, o ministro do Turismo, Celso Sabino, avaliou o cenário positivo do setor no Brasil. “Mais brasileiros estão conseguindo viajar, muitos deles mais de uma vez por ano. Isso demonstra que estamos no caminho certo e que o brasileiro consegue planejar viagens com mais tranquilidade, investindo em seu bem-estar pessoal”, afirmou.

Os fatores determinantes para a escolha de destinos nacionais incluem belezas naturais, preços acessíveis e a possibilidade de reencontrar familiares e amigos. Atrativos naturais lideraram as preferências, sendo escolhidos por 23% dos entrevistados. Já os custos baixos são o fator mais importante para 16% deles. Entre as opções, Salvador, Florianópolis, Amazônia e Rio de Janeiro se destacam no interesse dos entrevistados.

Entre as atrações turísticas favoritas dos brasileiros, as praias ocupam o primeiro lugar, sendo a preferência de 53% da população. Em segundo lugar estão a natureza e o ecoturismo (29%). Empatadas na terceira posição, as atrações culturais ou históricas e aquelas peculiares à saúde e bem-estar representam 16% das escolhas. Já o turismo religioso/espiritual e as viagens com foco na gastronomia atraem 12% cada.

A pesquisa também revelou os principais custos das viagens. Alimentação, hospedagem e transporte aéreo são os maiores gastos, sendo que o transporte aéreo é o mais significativo para 22% dos entrevistados. No entanto, ao considerar os dois principais fatores combinados, a alimentação se destaca, sendo responsável por 38% dos custos.

O brasileiro quer descobrir o Brasil

Com tantos destinos incríveis, cada vez mais turistas desejam conhecer melhor o país. Inclusive, quando questionados caso recebessem um prêmio para viagens, 63% dos entrevistados escolheriam um destino nacional, enquanto 35% optariam por uma viagem ao exterior, revelou a pesquisa.

Os perfis que mais desejam explorar as belezas do Brasil incluem moradores das regiões Norte e Centro-Oeste (71%), pessoas entre 41 e 49 anos (72%) ou acima de 60 anos (75%), e aqueles com filhos maiores de idade (73%). Por outro lado, os mais jovens (56% entre 16 e 24 anos e 41% entre 25 e 40 anos), pessoas com maior renda (44% entre quem ganha mais de cinco meses mínimos), solteiros (41%) e sem filhos (46%) tendem a viagens internacionais.

“A pesquisa comprova a força do turismo brasileiro, mostrando que a maioria dos brasileiros escolheria destinos nacionais. Nossa grande diversidade de belezas naturais, nosso patrimônio histórico e a riqueza gastronômica ressaltam o enorme potencial do Brasil como destino turístico e a importância de preservar essas riquezas”, concluiu o ministro Celso Sabino.

Redes sociais e viagens

Os brasileiros estão utilizando cada vez mais as redes sociais para buscar informações sobre viagens. A pesquisa revelou que quase metade dos entrevistados (47%) recorreu a plataformas digitais como Instagram, Facebook, TikTok e X (antigo Twitter). As recomendações de amigos e familiares aparecem em segundo lugar, sendo mencionadas por 37% dos participantes. Em seguida, vêm os sites e blogs de turismo, com 22%. Já as agências de viagens e operadores turísticos foram classificadas por 18% dos entrevistados, enquanto os canais de vídeos online somaram 17%.

Metodologia

A Nexus realizou 5.542 entrevistas domiciliares com cidadãos com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação (UFs). A margem de erro no total da amostra é de 2 pp, com intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas entre 14 e 28 de outubro de 2024. A pesquisa foi realizada a pedido da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 19:29h • 25 de janeiro de 2026

Por que a solidão cresce mesmo em ambientes cheios

Estudos indicam que ausência de vínculo emocional aumenta riscos de ansiedade, depressão e queda de desempenho no trabalho

Descrição da imagem

Policial • 19:20h • 25 de janeiro de 2026

Polícia Civil prende suspeito de homicídio em Assis dois dias após o crime

Investigado de 20 anos foi localizado pelo GOE neste domingo; arma usada no crime ainda não foi encontrada

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 18:31h • 25 de janeiro de 2026

Nove destinos brasileiros ganham destaque para a prática de esportes náuticos no verão

Litoral, rios e represas oferecem cenários para wakeboard, mergulho, pesca esportiva e passeios de lancha em diferentes regiões do país

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 17:28h • 25 de janeiro de 2026

Teste rápido amplia segurança no diagnóstico da babesiose canina no Brasil

Solução nacional permite identificação ágil de anticorpos contra Babesia vogeli e apoia decisões clínicas em atendimentos de rotina e emergência

Descrição da imagem

Variedades • 16:30h • 25 de janeiro de 2026

Sete erros comuns reduzem a durabilidade do biquíni e aumentam o descarte precoce

Hábitos simples no uso e na lavagem influenciam diretamente a vida útil das peças de moda praia

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:02h • 25 de janeiro de 2026

‘Stopover’: parada programada é oportunidade para experimentar destinos paulistas no verão

Ao turista que adquirir o programa em passagem aérea, a Setur-SP revela cidades para estadas de até cinco dias no estado, em passeios de bate e volta

Descrição da imagem

Economia • 15:50h • 25 de janeiro de 2026

Aluguel de temporada pode render até R$ 7 mil por mês nas cidades mais procuradas do Brasil

Simulação baseada em dados de mercado mostra que modelo supera o aluguel tradicional em regiões turísticas e grandes capitais

Descrição da imagem

Mundo • 15:17h • 25 de janeiro de 2026

SP já registra mais de 2,6 milhões de veículos licenciados em 2026, veja como fazer

Pagamento antecipado já foi feito por 10% da frota ativa do estado; taxa é de R$ 174,08

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar