Cultura e Entretenimento • 17:31h • 13 de agosto de 2025
15º Festival da Consciência Negra de Assis combate ao racismo com apoio do Projeto Ponte de Leitura
Evento une arte, memória e educação antirracista em programação que inclui oficinas, formações e apresentações culturais
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Assessoria | Foto: Assessoria de Imprensa

O Galpão Cultural foi palco, no mês de julho, de uma programação intensa que celebrou luta, memória, afeto, literatura e múltiplas expressões artísticas. Entre as iniciativas, ganhou destaque o lançamento do Projeto Ponte de Leitura, que promove a ocupação da Biblioteca Comunitária do espaço em diálogo com o 15º Festival da Consciência Negra, realizado pelo Instituto do Negro de Assis Zimbauê. Neste ano, o festival mantém o formato de evento cultural, reafirmando seu papel no enfrentamento ao racismo por meio da arte e da educação.
O Projeto Ponte de Leitura prevê formações e oficinas em escolas e espaços culturais de Assis, conduzidas por Agentes Comunitários de Leitura, que irão ministrar rodas de conversa temáticas e oficinas com enfoque na literatura produzida por pessoas negras. O objetivo é conectar acervo, histórias e vivências, incentivando a leitura e o pensamento crítico a partir de uma perspectiva antirracista.
XV Festival da Consciência Negra de Assis inicia programação com apoio do Projeto Ponte de Leitura | Foto: Assessoria de Imprensa
As inscrições para participar das atividades começam em 12 de agosto, por formulário online, com prioridade para professores, educadores, gestores escolares e estudantes da rede pública.
A abertura oficial do 15º Festival da Consciência Negra ocorreu no dia 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, reunindo grupos e coletivos que atuam no combate ao racismo em Assis. A programação contou com Feira de Economia Solidária, apresentações artísticas, poesia e manifestações de ancestralidade e resistência preta e indígena.
Literatura e arte unem forças no combate ao racismo no XV Festival da Consciência Negra de Assis | Foto: Assessoria de Imprensa
Entre os participantes estiveram agentes de leitura, DJs, slamers, MCs e coletivos como Instituto do Negro Zimbauê, CIRCUS, AZZMINA, Slam Firminas, Escola de Samba Unidos da Vila Operária, Angoleiros do Sertão e 3S'CREW.
Também marcaram presença, de forma virtual, a deputada federal Juliana Cardoso, que atua na defesa da saúde pública, educação, igualdade racial, cultura popular e direitos LGBTQIAPN+, e a APDESP (Associação das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo), reforçando o compromisso do evento com a inclusão e a acessibilidade.
Projeto Ponte de Leitura amplia acesso à literatura negra e fortalece festival em Assis | Foto: Assessoria de Imprensa
O Projeto Ponte de Leitura é uma realização do Circuito de Interação de Redes Sociais – CIRCUS e do Instituto do Negro de Assis Zimbauê, em parceria com o Ministério da Cultura, por meio do convênio nº 962451/2024, decorrente da emenda parlamentar nº 44020022/2024. A iniciativa integra ações que unem cultura e educação como instrumentos de transformação social.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital