Cultura e Entretenimento • 17:31h • 13 de agosto de 2025
15º Festival da Consciência Negra de Assis combate ao racismo com apoio do Projeto Ponte de Leitura
Evento une arte, memória e educação antirracista em programação que inclui oficinas, formações e apresentações culturais
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Assessoria | Foto: Assessoria de Imprensa
O Galpão Cultural foi palco, no mês de julho, de uma programação intensa que celebrou luta, memória, afeto, literatura e múltiplas expressões artísticas. Entre as iniciativas, ganhou destaque o lançamento do Projeto Ponte de Leitura, que promove a ocupação da Biblioteca Comunitária do espaço em diálogo com o 15º Festival da Consciência Negra, realizado pelo Instituto do Negro de Assis Zimbauê. Neste ano, o festival mantém o formato de evento cultural, reafirmando seu papel no enfrentamento ao racismo por meio da arte e da educação.
O Projeto Ponte de Leitura prevê formações e oficinas em escolas e espaços culturais de Assis, conduzidas por Agentes Comunitários de Leitura, que irão ministrar rodas de conversa temáticas e oficinas com enfoque na literatura produzida por pessoas negras. O objetivo é conectar acervo, histórias e vivências, incentivando a leitura e o pensamento crítico a partir de uma perspectiva antirracista.

XV Festival da Consciência Negra de Assis inicia programação com apoio do Projeto Ponte de Leitura | Foto: Assessoria de Imprensa
As inscrições para participar das atividades começam em 12 de agosto, por formulário online, com prioridade para professores, educadores, gestores escolares e estudantes da rede pública.
A abertura oficial do 15º Festival da Consciência Negra ocorreu no dia 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, reunindo grupos e coletivos que atuam no combate ao racismo em Assis. A programação contou com Feira de Economia Solidária, apresentações artísticas, poesia e manifestações de ancestralidade e resistência preta e indígena.

Literatura e arte unem forças no combate ao racismo no XV Festival da Consciência Negra de Assis | Foto: Assessoria de Imprensa
Entre os participantes estiveram agentes de leitura, DJs, slamers, MCs e coletivos como Instituto do Negro Zimbauê, CIRCUS, AZZMINA, Slam Firminas, Escola de Samba Unidos da Vila Operária, Angoleiros do Sertão e 3S'CREW.
Também marcaram presença, de forma virtual, a deputada federal Juliana Cardoso, que atua na defesa da saúde pública, educação, igualdade racial, cultura popular e direitos LGBTQIAPN+, e a APDESP (Associação das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo), reforçando o compromisso do evento com a inclusão e a acessibilidade.

Projeto Ponte de Leitura amplia acesso à literatura negra e fortalece festival em Assis | Foto: Assessoria de Imprensa
O Projeto Ponte de Leitura é uma realização do Circuito de Interação de Redes Sociais – CIRCUS e do Instituto do Negro de Assis Zimbauê, em parceria com o Ministério da Cultura, por meio do convênio nº 962451/2024, decorrente da emenda parlamentar nº 44020022/2024. A iniciativa integra ações que unem cultura e educação como instrumentos de transformação social.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo
Ciência e Tecnologia
Nova anomalia no 3I/ATLAS levanta hipótese inédita de mecanismo artificial no espaço