Ciência e Tecnologia • 21:15h • 06 de agosto de 2025
10 mitos sobre herança genética que você precisa deixar para trás
Doenças, traços comportamentais e até riscos genéticos: o que realmente é herdado dos pais e o que é pura desinformação
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Bowler Assessoria | Foto: Divulgação

A herança genética é um processo fascinante que molda quem somos desde o nascimento. Por meio dos cromossomos, herdamos dos nossos pais uma combinação única de características físicas, predisposições a doenças e até certos comportamentos. No entanto, apesar dos avanços na genética, muitos mitos ainda cercam o que de fato pode ser transmitido de geração para geração.
É comum pensar que apenas características físicas são hereditárias, como cor dos olhos ou tipo de cabelo. Mas a ciência mostra que a genética também influencia aspectos menos visíveis, como risco para doenças crônicas, sensibilidade a medicamentos e até traços de personalidade.
Além disso, o ambiente em que vivemos, a alimentação e o estilo de vida desempenham um papel importante na ativação ou não de certos genes — conceito conhecido como epigenética.
Outro mito recorrente é que herdamos 50% do DNA de cada genitor e nada mais. Embora isso seja verdade no que diz respeito aos cromossomos nucleares, o DNA mitocondrial é transmitido exclusivamente pela mãe. Há também a crença equivocada de que, se não há histórico familiar de determinada doença, não existe risco. No entanto, mutações genéticas podem surgir de forma espontânea, independentemente da linhagem.
Também é incorreto afirmar que mudanças físicas adquiridas durante a vida possam ser herdadas pelos filhos, ou que testes genéticos ofereçam diagnósticos definitivos. Esses testes indicam predisposições, e não certezas. Por fim, um dos equívocos mais prejudiciais é achar que não se pode fazer nada diante de um risco genético.
Estudos mostram que escolhas saudáveis podem sim modificar a expressão de certos genes e reduzir significativamente as chances de desenvolvimento de doenças.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital