Variedades • 14:44h • 02 de agosto de 2025
Um dos maiores prêmios do cooperativismo no Brasil está com inscrições abertas até outubro
Com inscrições abertas até 1º de outubro, a 17ª edição da premiação reforça o papel da imprensa na divulgação de ações que transformam comunidades e economias locais
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Central Press | Foto: Arquivo/Âncora1

O compromisso com o fortalecimento do cooperativismo e o reconhecimento ao bom jornalismo mais uma vez caminham lado a lado. O Sicredi, maior instituição financeira cooperativa do Paraná, renovou o patrocínio ao Prêmio Ocepar de Jornalismo, uma das mais tradicionais premiações do país voltadas à cobertura jornalística de ações cooperativistas. A 17ª edição do prêmio está com inscrições abertas até 1º de outubro de 2025 e contempla reportagens publicadas entre 1º de junho de 2024 e 1º de outubro de 2025.
Sob o tema "Cooperativas Constroem um Mundo Melhor", a iniciativa promovida pela Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) busca reconhecer o trabalho da imprensa na difusão de pautas ligadas ao desenvolvimento econômico e social impulsionado por cooperativas. Com mais de 1,4 milhão de associados e presença em 85% dos municípios paranaenses, o Sicredi reforça seu papel como agente de transformação.
“Se esse prêmio é um dos mais tradicionais, que seja também o mais duradouro. Se depender do Sicredi, continuaremos juntos, incentivando o trabalho que o jornalismo faz pelo cooperativismo e pela sociedade como um todo”, afirma Manfred Dasenbrock, presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ.
Criado há mais de duas décadas, o Prêmio Ocepar consolidou-se como uma referência no jornalismo voltado às causas coletivas. Em 2024, a premiação recebeu 108 trabalhos de diferentes regiões do Paraná. As reportagens vencedoras abordaram temas como sustentabilidade, crédito cooperativo, inclusão social e impacto nas comunidades. Entre os destaques estão o jornalista Deivide Sacramento, da TV Naipi — Rede Massa/SBT, vencedor da categoria Telejornalismo, e Marcos Tosi, da Gazeta do Povo, premiado na categoria Especial Crédito.
A edição de 2025 distribuirá R$ 88 mil em premiações, com reconhecimento aos três melhores trabalhos em quatro categorias principais: Telejornalismo, Radiojornalismo, Jornalismo Impresso/Digital e Mídia Cooperativa. Também serão concedidos prêmios especiais nas categorias Crédito e Unimed, com R$ 10 mil para os vencedores de cada uma.
As inscrições e demais informações estão disponíveis no site oficial da premiação.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital