Policial • 08:33h • 26 de junho de 2024
Prudentino escapa de golpe do falso comprador ao buscar orientação na Polícia Civil
Cidadão evita prejuízo financeiro graças à intervenção rápida dos policiais; entenda como funciona o golpe e como se proteger
Da Redação | Com informações do Deinter 8 | Foto: Divulgação
Na tarde de ontem (25), um morador de Presidente Prudente, de 38 anos, evitou um golpe ao buscar orientação na Polícia Civil. Após anunciar a venda de sua motocicleta em um site de vendas, ele recebeu uma mensagem de um suposto comprador interessado no veículo.
O falso comprador pediu que as fotos do anúncio fossem retiradas, alegando que já havia um comprador disposto a pagar um valor superior ao pedido inicial.
Simultaneamente, um casal de Rancharia também estava prestes a cair no golpe. O golpista ofereceu a moto por um valor muito abaixo do mercado, atraindo o interesse do casal, que se deslocou até Rancharia para ver o veículo.
Desconfiado da conversa, o anunciante procurou a Polícia Civil, pois o suposto comprador pediu para não citar nomes, levantando suspeitas.
Policiais civis da sede do Deinter 8 intervieram rapidamente, informando ao vendedor e ao casal sobre o golpe. Graças à ação rápida da polícia, todos conseguiram evitar o prejuízo financeiro.
Entenda o golpe
Os golpistas monitoram anúncios em sites de compra e venda e entram em contato com o vendedor, alegando que um conhecido irá ver o bem anunciado. Eles pedem para não citar nomes e usam a situação para enganar tanto o vendedor quanto o comprador.
Após a visualização do item pelo interessado, o golpista solicita um pagamento via PIX ou transferência para a conta de um terceiro. Após receber o dinheiro, o golpista bloqueia todas as partes envolvidas, e os valores são enviados para contas de “laranjas”.
Como se proteger
A Polícia Civil alerta a população para estar sempre atenta em qualquer tipo de negociação:
- Negocie diretamente: Sempre trate com o próprio interessado e evite intermediários.
- Confirme informações: Desconfie de pedidos para não mencionar nomes ou para pagar em contas de terceiros.
- Procure orientação: Se houver qualquer dúvida, procure orientação com os órgãos de segurança pública.
- Verifique a autenticidade: Certifique-se de que o comprador ou vendedor é uma pessoa real e confiável antes de realizar qualquer transação financeira.
A Polícia Civil continua monitorando ocorrências de estelionato na região e reforça a importância de estar alerta para evitar ser vítima de golpes.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita