Saúde • 16:30h • 13 de julho de 2024
Mais Médicos abre 196 novas vagas para atuação em territórios indígenas
Profissionais interessados devem se inscrever até 15 de julho; 28 vagas são destinadas ao território Yanomami
Da Redação | Com informações do Ministério da Saúde | Foto: Alejandro Zambrana/Sesai
O Ministério da Saúde lançou, nesta sexta-feira (12), um novo edital do Programa Mais Médicos destinado à assistência aos povos tradicionais nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).
Serão ofertadas 196 vagas, com a expectativa de aumentar o número de médicos atuando nos territórios indígenas para mais de 700 profissionais. Atualmente, o número de médicos nos territórios indígenas é de 541, um aumento de 123% desde 2022, quando havia 242 médicos.
As inscrições para os profissionais interessados estarão abertas de 15 a 19 de julho, e devem ser feitas por meio da página oficial do programa. Este edital inclui 28 vagas especificamente para o território Yanomami, como parte das ações do Ministério da Saúde para garantir assistência na região.
A seleção deste edital também promove a inclusão de cotas para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas.
O Brasil possui 34 DSEIs, divididos estrategicamente por critérios territoriais com base na ocupação geográfica das comunidades indígenas. A estrutura de atendimento nesses territórios inclui Unidades Básicas de Saúde Indígenas, polos-base e Casas de Saúde Indígena (Casai).
O novo edital representa o segundo chamamento realizado para a saúde indígena. As vagas são destinadas a preencher posições desocupadas, definidas em articulação com a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), focando na redistribuição de acordo com as prioridades de alocação nos DSEIs.
Além disso, recentemente, o Ministério da Saúde lançou o primeiro edital do programa com vagas no regime de cotas para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, atraindo um número recorde de 33 mil inscritos. Mais de 10 milhões de brasileiros em regiões com escassez de assistência médica serão diretamente beneficiados.
Os médicos interessados devem concluir a inscrição com a apresentação de todos os documentos necessários e estar atentos ao processo de escolha e alocação das vagas. A etapa de realização do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) será realizada simultaneamente para candidatos que atuarão nos municípios e nos DSEIs.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita